Blog / Notícias

Circuito Ecosul de Atletismo supera a marca de 2015 e encerra a 11ª edição com a participação de 331 atletas

Atletas de diversas cidades da região participaram das três etapas da competição

         O 11º Circuito Ecosul de Atletismo encerrou neste mês de novembro, totalizando a participação de 331 atletas nas três etapas da competição. A equipe PAP – Programa Atletismo Pelotas consagrou-se campeã geral desta edição, conquistando o primeiro lugar em todas as fases.

        Desde maio o evento movimentou as cidades da região. A primeira etapa ocorreu em Pelotas, no dia 14 de maio, onde 74 atletas de 15 equipes disputaram as provas. Neste dia, foram realizadas as provas inclusivas de 1.500m rasos e salto em distância real para deficientes visuais, que foram disputadas por seis atletas representantes da Escola Louis Braille de Pelotas. A boa atuação da equipe rendeu o segundo lugar na classificação geral em Pelotas, ressaltando mais uma vez a importância da inclusão através do esporte, uma das marcas do Circuito.

        A cidade de Jaguarão sediou a segunda etapa do evento, ocorrida no 12º RCMec, em 24 de setembro, reunindo 109 atletas, que disputaram as provas de 100m, 800m e 3000m rasos, revezamento 4X400, lançamento do dardo e do disco, além da prova inclusiva de 800m rasos para deficientes visuais, todas nos gêneros masculino e feminino. O destaque ficou por conta do numero expressivo de participantes vindos de diversas cidades da região, como Arroio Grande, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Rosário do Sul, São Lourenço e Jaguarão, e também do país vizinho, Uruguai, com atletas vindos da cidade de Rio Branco. Segundo o analista de promoção de saúde do Sesi, Leandro Borba, o número de atletas em Jaguarão superou a expectativa em comparação com o ano passado. “Em 2015, o evento na cidade teve a participação de 77 atletas e neste ano tivemos um aumento de mais de 40% no número de participantes”, avalia.

        Na sequência a cidade de Rio Grande sediou a terceira e última etapa desta edição, contabilizando a participação de 148 atletas – 34 a mais do que no ano passado-, nas disputas das provas de 200m, 800m, 3.000m (feminino) e 5.000m rasos (masculino), revezamento 4X100, lançamento do dardo e arremesso do peso e a prova de 800 metros rasos e lançamento do peso para deficientes visuais.

        A presença expressiva do público que prestigiou as etapas da competição é outro destaque desta edição. “O evento é referência no atletismo e valoriza cada vez mais o esporte, atraindo a cada ano mais atletas e admiradores da modalidade”, finaliza Leandro.

Histórico – O Circuito Ecosul de Atletismo existe há mais de uma década e desde 2011 faz parte do calendário oficial da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (FAERGS). Realizado em parceria entre a Ecosul e SESI, o evento conta com o apoio de diversas instituições, entre elas Secretaria Municipal de Turismo Esportes e Lazer de Rio Grande, Comando do 6º GAC – Grupamento de Artilharia de Campanha, Faculdades Anhanguera Educacional, Curso de Educação Física da FURG, 9ºBIMtz, 8ºBIMtz, SMED, ESEF-UFPel, Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão e 12º RCMec. Cerca de 5 mil atletas já participaram das competições, ao longo destes onze anos. Consolidado como um dos maiores eventos esportivos da modalidade no RS, o Circuito integra as ações de responsabilidade social da Ecosul e as inscrições têm caráter solidário. Para participar cada atleta precisa doar um quilo de alimento não perecível que é entregue ao Banco de Alimentos de Pelotas.

Etapas:

 

1ª Etapa – Pelotas

Local: Parque do SESI

Data: 14/04/2016

Nº de equipes: 15

Nº de atletas: 74

Campeão Geral: PAP (Projeto Atletismo Pelotas)

 

2ª Etapa – Jaguarão

Local: Estádio do 12º RCMec – Regimento de Cavalaria Mecanizado

Data: 24/09/2016

Nº de equipes: 14

Nº de atletas: 109

Campeão Geral: PAP (Projeto Atletismo Pelotas)

 

3ª Etapa – Rio Grande

Local: Pista Atlética da FURG – Fundação Universidade do Rio Grande

Data: 12/11/2016

Nº de equipes: 15

Nº de atletas: 148

Campeão Geral: PAP (Projeto Atletismo Pelotas)

Fonte: Ecosul – Gabriela Mazza

 

 

Categoria: Ecosul. Compartilhe: permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>