Blog / Notícias

Ecoviver promove workshop com professores da região no sábado(15)

A sustentabilidade e as soluções para o impacto promovido pelos resíduos sólidos são a base para o Workshop 2 do Projeto Ecoviver, promovido pela Ecosul, que acontece sábado(15), das 8h às 12h, no Colégio Municipal Pelotense. O encontro deverá reunir cerca de 140 professores de escolas dos municípios de Pelotas, Rio Grande, Canguçu e São Lourenço do Sul. De acordo com a educadora ambiental do Ecoviver, Aline Nakamura, o foco deste ano é despertar, através da arte, um novo olhar sobre a realidade local das questões ambientais.

A programação prevê oficinas artísticas com profissionais que usarão as linguagens das artes cênicas, plásticas e digitais como forma de sensibilização. “Este ano o teatro é a linguagem de destaque no projeto, por isso teremos duas oficinas de artes cênicas, já a de artes plásticas terá como foco a questão de cenários e figurinos”, explica Aline.

O primeiro workshop aconteceu em abril para os professores de Pelotas, São Lourenço e Rio Grande e em maio, em Canguçu. Na oportunidade os participantes conheceram os objetivos do projeto e suas etapas. “Também discutimos a temática, que este ano foi ampliada para a questão da sustentabilidade, não mais se limitando aos resíduos sólidos”, explica Aline. Durante o encontro o grupo aprendeu a nova metodologia do projeto, denominada “Oficina dos Sonhos”. Nela os grupos são convidados a trabalhar conjuntamente, pela melhoria da sua comunidade, com base em sonhos comuns.

A metodologia é trabalhada em três fases: Muro das Lamentações (levantamento dos problemas), Árvore dos Sonhos (sonhos para a comunidade ideal) e o Caminho Adiante (plano de ação necessário para se concretizar os sonhos). Segunda a educadora ambiental, a partir de agora os professores irão se concentrar no desenvolvimento do projeto com os alunos, nas escolas. “Eles terão o acompanhamento e orientação da coordenadora do projeto na região, e a partir de agosto, começam as mostras nas escolas”, informa. A apresentação dos produtos artísticos irá mostrar os resultados do desenvolvimento do projeto. “Haverá uma seleção dos trabalhos mais representativos e em outubro teremos as mostras finais”, destaca Aline.

Gabriela Mazza
Jornalista – MtB: 9838

Categoria: Ecosul, Sustentabilidade. Compartilhe: permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>